sábado, 13 de fevereiro de 2016

A Avó é Mãe Multiplicado





"Ser Avó é reviver, em plenitude e em êxtase de poesia, o itinerário da paternidade.




Uma das mais queridas reminiscências de minha infância prende-se à figura da minha Avó pela linha materna. Sua idade avançada contrastava com a cor preta dos cabelos, a firmeza do olhar e a juventude da alma. 
Enfrentava com alegria os velhos trens da Leopoldina para o percurso do Rio, em direção a Cachoeiro de Itapemirim.



Sua vida era metódica.  Acordava muito cedo e embrenhava-se na escrita de páginas primorosas exaltando a Paz. Usava caneta com pena, molhada no tinteiro. Eu era seu secretário. Lia para ele textos sobre os mais variados assuntos. A avó alegava que seus olhos já não lhe permitiam enxergar muito bem. Hoje desconfio que, através desse expediente, o que ele pretendia era incutir, no neto, o amor dos livros. 

Também pedia que eu lhe datilografasse os manuscritos, numa bela máquina de escrever de fabricação alemã. De vez em quando, depois que todo o texto estava batido, ele resolvia intercalar um parágrafo, no miolo do escrito. Eu tinha então de bater tudo de novo. À noite, sentava-se perto da janela, para ver o movimento de pessoas passando pela Rua Vinte e Cinco de Março.  Bebia, infalivelmente, seu copo de leite, cochilava e às 9 horas já se ia deitar.


Que grande nobreza tinha aquela alma! No fim da vida, quando só se tem passado, minha avó descortinava o horizonte infinito – uma civilização de Amor, Justiça, Paz, Fraternidade.



Como a vida passa!  O neto que fui ontem tornou-se hoje um Avô. Quero ser tão bom para meus netinhos  quanto foram boas para mim os meus vovós."




2 comentários:

  1. Boa noite Rosélia, sentindo a sua falta.
    Gostei de vê-la com seus queridos tesouros.
    A minha Avó materna foi tudo para mim na minha vida e acredito que quem tem a graça de poder desfrutar de seus netinhos tem a maior riqueza da vida.
    Um beijinho e muita psz.

    ResponderExcluir
  2. Também gostaria de ser avó mas por enquanto ainda não!
    Belos olhares...bj

    ResponderExcluir