sexta-feira, 26 de julho de 2013

Dia da Vovó - meu Aniversário









Praia de Maria Angu
A Praia de Maria Angu tinha um porto, por onde escoavam os produtos agrícolas vindos das freguesias de Irajá, Inhaúma e até de Campo Grande para a cidade. Segundo Brasil Gerson, o nome da praia é devido a uma negra, de nome Maria, que vendia especialidades caseiras. Mas para outros o nome deriva do pássaro de mesmo nome. A praia foi aterrada e num dos seus trechos surgiu a Praia de Ramos. 
Fonte: "Orla Carioca - História e Cultura" de Claudia Braga Gaspar.



Essa era, no meu tempo de criança, a praia que frequentava e gostava tanto... era limpinha... transparente... Há 50 anos atrás me dava uma alegria imensa atravessar a rua (atual Av. Brasil) e irmos pela areia limpinha os primos a festejar o verão...
Minha avó era proprietária das terras da rua da Ciferal que desembocava bem em frente ao atual CIEP da praia a qual me refiro...
Vocês nem fazem ideia de que praia estou falando...
Hoje em dia tem um enorme piscinão...
Dei uma dica...
Agora, fica tudo mais fácil...
Bem, íamos pais, avó, tia e  prima... uma gostosura... de maiozinho com babadinho ao estilo da época... toda prosa lá ei eu...
Sempre tive uma queda por água seja qual tipo for (mar, cachoeira, lagoa, rio, córrego)...
Praia é uma alegria e até hoje prefiro as mais calmas para contemplar o de tão lindo que Deus fez...
Estou a falar da Praia de Ramos...
Um dia ela foi boa... se vocês não acreditam, é só pesquisar... bem como acontece com um balneário da Região dos Lagos chamado Araruama onde vínhamos passar feriados há 30 anos  e pegávamos peixinhos na orla com baldinho para os aperitivos de verão...
Pois é, hoje é o dia das avós... Eu tive um muito linda em todos os sentidos... teve uma triste história mas ganhou o Céu, em contrapartida...
Coincidentemente, colocaram o dia do  meu aniversário no mesmo dia...
Feliz  data que me merece ter-me  por vó...
Ainda bem que tenho netinhos para comemorar!

Eis a minha vovó, santa e abençoada madrinha de Batismo, Celina Mendonça da Conceição:


Lá do Céu, ela intercede por mim e como!!!
A vovó Guiomar Lopes Cariri  faleceu quando eu tinha 7 anos e não tenho recordação alguma dela apesar de saber, que foi uma santa, pelo meu papai amado...


Eu, vovó...

“A alegria partilhada é uma alegria dobrada.”
( John Ray)

Meu aniversário não poderia cair num melhor dia...







5 comentários:

  1. Oi Querida
    Parabéns pelo aniversário, vovó
    Você tem uma aparência jovial, nem parece ser avó
    Adorei vir aqui
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo novo Blog, pelo dia dos Avós e pelo seu aniversário . Que Deus lhe abençoe muito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Tetê - eu mesma!26 de julho de 2013 13:49

    Esse eu também não conhecia... Eu sei que a Praia de Ramos era uma beleza... eu e meus irmãos íamos na Praia da Bica na Ilha do Governador! A gente se acabava de brincar nas águas sem onda! Em Copacabana, minha avó não deixava a gente entrar na água... Deus faz tudo tão lindo e perfeito e nós, humanos, destruímos a obra de Deus! Que Ele nos perdoe! FELIZ DIA DA AVÓ! Bjks Tetê

    ResponderExcluir
  4. Gostei desta sua participação e aqui lhe parabenizo e desejo que a felicidade seja uma companheira sempre presente em sua vida de doação.
    Mais um blog e nele depositar toda sua ternura e carinho.
    Vamos seguir amiga.
    Felicidades.
    Meu abraço para uma feliz semana.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  5. Chegando super atrasada.... que vergonha!
    Mas venho te dar um abraço bem apertado,um beijo na bochecha e pedir pra Deus e Nossa Senhora lhe abençoar, lhe proteger e lhe dar muitas alegrias!
    Vi seus netos.... que fofos!

    Tudo de bom, paz e bem!

    ResponderExcluir